Algumas imagens como as que ilustram este post estão circulando viralmente nas redes sociais ultimamente. Normalmente, com a proximidade de algumas datas comemorativas, acontecem comparações no mínimo absurdas, por pessoas que estejam querendo fazer uma brincadeira ou uma reclamação sem fundamentos.
Afinal, a internet é como o papel: aceita desde o mais conceituado filosofar até o mais esdrúxulo lamento...
Mas, enfim, segundo o portal administradores.com a Nestlé chegou mesmo a responder esta "provocação", explicando que "os ovos de Páscoa são mais caros quando comparados a uma barra de
chocolate da mesma gramatura porque sua composição de custo é
diferenciada, já que são produtos concebidos não somente para o consumo
tradicional, mas para presentear e encantar". Bem, esta parte ainda não é a que nos interessa, embora ela demonstre a natureza sazonal e altamente lucrativa dos produtos.
Mas, a seguir, enumera os motivos que tornam os ovos produtos de custo mais elevado: "sua produção e distribuição envolve uma série de necessidades
específicas, como a contratação de mão de obra temporária,
desenvolvimento de embalagens especiais, processo manual de embalagem,
armazenamento e transportes especiais, entre outros".
Agora, temos uma questão mais elaborada. Em outras palavras, a Nestlé diz que tem que montar todo um esquema de pesquisa de tendências de mercado com variáveis como concorrência, consumidores, mix de produtos, tamanho, valor, apresentação, distribuição, canal de vendas, dentre outros, para aí sim definir qual será a estratégia de vendas - que é colocar todos os indicadores para funcionar em sinergia, buscando a melhor rentabilidade!
Isso não é fácil!!!
Além disso, deve-se remodelar uma linha de produção, manter estoques de matéria-prima e possivelmente de produto acabado (uma vez que não se pode produzir toneladas de ovos de chocolate na semana da Páscoa, correto?), contratar e treinar novos colaboradores e ceder mais créditos aos compradores - isso sem falar nas possíveis devoluções depois do período de vendas!!!
Em outras palavras, é um produto extremamente arriscado para a indústria. Em contrapartida, é um produto que além de embalagem e conteúdo físico vem carregado de simbolismo e tradição - e isto também faz parte da formação do preço de venda, acredite!
E, finalizando com toda a classe, a Nestlé ainda dá um "tapa de luva" ao melhor estilo: "De toda forma, as opções tradicionais de produtos continuam disponíveis
como uma alternativa de menor preço, sem nenhum reajuste relacionado à
época do ano".
Você pode até levar um quilo de picanha pra casa da sua namorada no domingo de Páscoa, mas fique sabendo que a dor de cabeça por isso pode não compensar a economia!!! Questão lógica de custo x benefício!!!


Nenhum comentário:
Postar um comentário